You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Loading...

  • Levantamento TopográficoO que é Topografia?

    Topografia é a ciência que estuda as características naturais ou artificiais da superfície de um terreno. O objetivo é coletar dados que ajudam em áreas como construção civil, sistema viário, mineração, indústria, entre outras.


    Se pudéssemos resumir a importância da topografia em uma palavra, ela seria “precisão”. O estudo topográfico de um terreno é essencial, pois essas informações evitam erros no projeto de arquitetura, desperdícios de material e desrespeito às legislações vigentes. Quer entender mais para que serve a topografia e quais são as ferramentas utilizadas? Fique tranquilo, vamos tirar todas suas dúvidas, acompanhe!
    A palavra topografia vem do grego “topos” (lugar) e “graphen” (descrever). E é exatamente o que essa ciência faz: a descrição de uma porção da superfície da terra sobre um plano topográfico que guia algumas atividades relacionadas ao seu uso seja construção, compra, venda, aterramento, terraplanagem, entre outras. Vale destacar que a topografia é a ciência que estuda porções menores da terra. Quando falamos de grandes extensões que levam em consideração a curvatura da terra, a ciência utilizada é a geodésia. Diante desse contexto, a topografia faz parte da ciência geodésica.
  • O que faz um Topógrafo?

    Topógrafo é o profissional responsável pela descrição dos terrenos seguindo os métodos da topografia. Entre as atividades do topógrafo estão:

    levantamento topográfico;
    demarcação de obras;
    demarcação de loteamento;
    análise de terraplanagem;
    marcação de rede de água/esgoto.

    Mas quem pode exercer a atividade de topógrafo? Engenheiros Agrimensores e Técnicos em Agrimensuras são os profissionais mais indicados e especializados em topografia. Mas arquitetos e engenheiros também podem se responsabilizar por levantamentos topográficos, já que a topografia é uma área regida tanto pelo CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) como pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Agora que você já sabe o que faz um topógrafo, veja com detalhes para que serve a topografia.

  • Para que serve a Topografia?

    A topografia tem diversas aplicações essenciais para a construção civil. Por meio dela, é possível coletar informações de um terreno como:

    relevo;
    limites entre terrenos;
    confrontantes;
    área; localização;
    amarração;
    posicionamento.

    Esses dados são informados aos responsáveis pela execução de um projeto por meio de um documento chamado levantamento topográfico (falaremos mais sobre ele ao longo do texto). E como a topografia ajuda na construção civil? Um exemplo simples é quando há a compra ou venda de um terreno, já que suas características precisam ser informadas ao futuro proprietário. A topografia também é usada para subsidiar licenciamentos e registros junto a órgãos públicos.

    Quando falamos da execução de projetos arquitetônicos, a topografia tem um papel essencial. Ela é necessária em várias etapas, veja alguns exemplos: demarcação dos limites do terreno; locação de nivelamento dos furos de sondagem; escavações de terra; demarcação do esquadro da obra; locação de estacas; locação de pilares; nivelamento do terreno; acompanhamento das prumadas dos pilares; nivelamento de pisos e lajes; marcações das áreas de lazer e jardim; acompanhamento de obra no geral. Mas a importância da topografia não para por aí! Ela também pode ser usada no pós-obra, quando há a necessidade de verificar possíveis deslocamentos do solo.

    A topografia é dividida em dois amplos métodos de medição: a topometria e a topologia. Vamos entender mais sobre eles:

    Topometria
    A topometria é um estudo dos processos de medida de distância, diferenças de nível e ângulos. Ela se divide em planimetria, altimetria e planialtimetria. Confira o que cada um desses termos significa:

    Planimetria: essa é a parte da topometria que estuda os métodos e procedimentos de medidas no plano horizontal de um terreno. Ela mede a distância em um ponto e outro, a metragem total da área, entre outras informações.

    Altimetria: agora estamos falando do estudo dos métodos e procedimentos de medida de diferenças de nível ou distância vertical. Ou seja: trata-se da medição dos relevos de um terreno, suas altitudes, entre outras informações.

    Planialtimetria: é a associação da planimetria e da altimetria para o desenvolvimento de produtos. Topologia Trata-se do estudo das formas do relevo, que dá origem à representação e interpretação de plantas representativas do terreno através de pontos cotados, que geram as curvas de nível.

    Topologia

    Trata-se do estudo das formas do relevo, que dá origem à representação e interpretação de plantas representativas do terreno através de pontos cotados, que geram as curvas de nível.

  • O que é levantamento topográfico?

    Levantamento topográfico é uma medição precisa das divisas, distâncias e diferenças de nível em determinado terreno. Trata-se da primeira etapa do desenvolvimento de um projeto de construção.
    O objetivo do levantamento topográfico é:

    Trazer uma visão geral das dimensões e características do terreno para identificar possíveis problemas verificar as condições para início da obra garantir que o projeto seja adequado para aquela área dar todas as informações necessárias para projetos arquitetônicos e estruturais . Veja agora os 3 tipos de levantamento topográficos usados na topografia:

    Levantamento topográfico planimétrico: tem foco na descrição plana do terreno e calcula distâncias entre pontos e tamanho da área. Trata-se de um levantamento bidimensional.

    Levantamento topográfico altimétrico: faz apenas os cálculos relacionados a relevos naturais ou artificiais presentes no terreno. É um levantamento tridimensional.

    Levantamento topográfico planialtimétrico: é a aplicação dos levantamentos planimétricos e altimétricos na mesma planta.

    Quais são os equipamentos usados no levantamento topográfico? O equipamento mais usado na topografia é o taqueômetro, que mede os ângulos horizontais, verticais e as distâncias lineares de um terreno. O nível topográfico e os lasers-scaners também são comuns na topografia.

    Com o avanço da tecnologia na construção civil, os drones também começaram a ser usados na topografia. Eles facilitam a captação de imagens e criação de mapas essenciais para os topógrafos.
    Sem dúvida, a topografia é uma grande aliada da arquitetura para criar obras surpreendentes, principalmente em terrenos com grandes declives.

    Fonte: https://www.vivadecora.com.br/pro/curiosidades/topografia/

Como Funciona?

Nosso trabalho é executado por profissionais tecnicamente habilitadoscom equipamentos e ferramentas específicas de alta tecnologia, seguimos todas as normas de segurança e ética, entregando assim soluções qualidade e inovação. Entre em contato e solicite um orçamento.

  • Alto Profissionalismo
  • Serviço Customizado
  • Inovação
  • Ética
  • Gerenciamento